Onde estiver estarei

Flamengo sedia Programa de Estágio da Associação Brasileira de Técnicos

Sede náutica da Gávea foi palco do programa ministrado pelo campeão olímpico Chris O’Brien

Fonte: Clube de Regatas do Flamengo (Notícia original)
09 de Novembro de 2016

Flamengo sedia Programa de Estágio da Associação Brasileira de Técnicos
Foto: Divulgação / Site Oficial do Flamengo
Depois de receber a equipe de remo da Grã-Bretanha durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a sede náutica da Gávea foi palco de um importante projeto realizado durante a última semana (31.10 a 04.11). O Flamengo sediou um estágio internacional de remo, executado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, em parceria com a Associação Brasileira de Técnicos, a ABT.  O evento de capacitação foi ministrado por ninguém menos que o campeão olímpico de remo, o australiano Chris O’Brien. 

Além de receber a iniciativa, o Flamengo participou do evento com três membros do departamento de remo, incluindo o supervisor técnico da modalidade no clube, Edson Figueiredo. Rauno Simola, coordenador do CUIDAR, também participou do estágio. O técnico de remo rubro-negro Franquilim Oliveira, que representou o Brasil e o Mais Querido nos Jogos Paralímpicos do Rio, era um dos presentes e compartilhou como foi esta experiência:

 "Esse curso que está tendo na ABT, a Associação Brasileira de Técnicos, começou ano passado. Alguns treinadores se candidataram, fizeram provas e entraram para esse projeto, que termina esse ano. Nós do Flamengo conseguimos entrar em uma nesse módulo que está acontecendo aqui, um módulo prático e teórico aqui no clube, diretamente com a modalidade de remo. Dentro desse curso passa desde a parte de gestão, de capacitação e por todo o processo necessário. Nele estamos vivenciando a prática de regulagem de barcos, todos os ajustes que nós fazemos em um barco para a competição, planejamento de treino com uma equipe, planejamento com o clube em relação a uma competição. Todo o processo que um departamento de remo precisa ter nós estamos vivenciando junto com o pessoal que faz parte da ABT, que também está participando deste projeto", contou Franquilim. 

Ele também ressaltou a importância de poder trocar e aprender novos conhecimentos com um campeão olímpico:

"Falar do Chris O’Brien é indiscutível. É um cara que é medalhista de ouro em Olimpíada, um cara que é muito bom no remo, um ícone de treinador. Ter aula com ele está sendo de grande valia. Nós vamos conseguir ver qual a visão que ele tem e vamos poder sugar tudo dele. Estou me sentindo muito feliz em o Flamengo estar participando disso. É uma coisa muito boa para todos os treinadores que estão participando desse projeto e com certeza vamos usar no nosso dia a dia esse aprendizado. Às vezes são coisas que nós já começamos a ver diferente, e já enxergamos com novos olhos uma avaliação, ou um planejamento. Estar ao lado do Chris é realmente algo ímpar. Estou muito feliz", afirmou o técnico.

O projeto da ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro e tem o intuito de ser uma prática pedagógica profissionalizante, possibilitando aprendizado de alto nível técnico aos alunos-treinadores.  

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) provenientes da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.

Comentários

Você precisa estar logado para comentar. Clique aqui e faça seu login.